ESA Tag debate relevância da advocacia para a democracia com participação de Samer Agi

O papel da advocacia nos grandes e relevantes eventos da história mundial foi o mote para o debate promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), nesta segunda-feira (29 de maio), sobre o livro “Como os Advogados Salvaram o Mundo”, do autor e advogado José Roberto de Castro Neves.

Parte do projeto ESA Tag, o encontro contou com a participação do advogado e professor Samer Agi, que teceu comentários sobre a obra e destacou a relevância da advocacia para a defesa da liberdade, da democracia e a construção do Estado de Direito ao longo dos séculos. "Essa obra mostra que o mundo não seria o mundo se não existissem advogados. O livro demonstra que, ao longo da história, os advogados tiveram papel decisivo não apenas na defesa da ordem, mas principalmente na construção da ordem. O Estado como ele é, as instituições como são, tudo isso passou pelas mãos de um advogado".

Para um auditório lotado, Samer disse que o livro deveria ser lido em todos os cursos de Direito.

O vice-presidente executivo da ESA-GO, Carlos André Pereira Nunes, disse que a obra traz uma reflexão das mais importantes para o Direito e para a advocacia, de modo que não se confundem. “A advocacia é maior que o Direito e consequentemente a advocacia demanda do advogado, além do Direito, outras habilidades. O livro traz reflexões sobre aspectos éticos, a função social da advocacia, a importância da filosofia, da literatura, e da sociologia como fundamentais para o Direito”, resumiu. Carlos André, que é coordenador do projeto ESA Tag, disse que a advocacia precisa entender que é necessário se intelectualizar.

Para ele, a obra demonstra ainda a confiabilidade das instituições. “Não se trata de uma pergunta, mas de uma afirmação. É uma frase declarativa. Em linguística, frases declarativas são inquestionáveis. Os advogados salvaram o mundo. Ao ler a obra, percebemos que salvaram o mundo porque confiaram em instituições, como nossa Escola Superior de Advocacia”.

Nas outras edições, o ESA Tag já leu as obras “Código de Machado de Assis” e “Raízes do Brasil”.

Abertura

O papel da ESA-GO para a valorização do conhecimento jurídico deram o tom da abertura do evento.

A secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, ressaltou que para ser bom profissional, o advogado não pode prescindir de boa cultura geral. "Todos os dias, para que consigamos fazer a melhor defesa, é preciso ter noção geral de fenômenos vividos por outros países e em outras épocas. É por isso que sou entusiasta desse projeto".

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, reiterou a parceria da Casag com a ESA e com o ensino. “Aquilo que de melhor podemos fazer pela advocacia é prepará-la para que ela seja uma advocacia de vanguarda para que ela mude o mundo e defenda nossos clientes da melhor forma possível.

O diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa, disse que a ESA está comprometida com os pilares da educação, da cultura, do ensino e da pesquisa. "O ESA Tag cumpre sua missão inserindo a ESA no âmbito da cultura e da extensão".

Rogério Cruz (Republicanos), prefeito de Goiânia, destacou a satisfação em participar do evento que "mostra que a cidade de Goiânia é uma cidade pujante e quer aprender cada dia mais. Temos pessoas capacitadas no nosso estado". Ele afirmou que é preciso buscar conhecimento e a ESA é o lugar ideal para que isso aconteça.

Sobre a obra

O livro “Como os Advogados Salvaram o Mundo” responde a perguntas como o que há em comum entre acontecimentos tão distantes no tempo como a Revolução Protestante, a Revolução Francesa e a Revolução Americana? Fácil: a presença fundamental de advogados. E entre a Paz de Vestfália e o romance O sol é para todos? Advogados. Com efeito, por trás de todos os grandes acontecimentos da humanidade, os detentores do conhecimento jurídico tiveram importância decisiva. No livro, José Roberto de Castro Neves conduz os leitores a um passeio pela história que permite vislumbrar como a atuação desses homens e mulheres é a garantia de nossa liberdade.

Veja o álbum de fotos do evento