ESA-GO e UFG entregam certificados de conclusão a alunos da especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal

Os 30 alunos do curso de Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal receberam, na noite dessa quinta-feira (25 de novembro), os certificados de conclusão da formação promovida pela Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) e Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Participaram do evento: o diretor-adjunto da ESA-GO, Dyellber Araújo, representando a entidade; a coordenadora do curso e conselheira seccional da OAB-GO, Bartira Miranda; o Diretor da Faculdade de Direito da UFG, José Querino Tavares Neto; o coordenador geral das especializações da UFG, Eduardo Gonçalves Rocha. Foram oradores da turma, Alef Gomes Costa Oliveira e Júlia Faipher Morena Vieira da Silva.

Especialização

O curso iniciou em outubro de 2019 e teve duração de 18 meses. A pós-graduação teve como objetivos qualificar e aprimorar a atuação profissional dos advogados; estudar, de forma aprofundada, o Direito Penal e Direito Processual Penal; contribuir com a formação de profissionais na área jurídica que sejam capazes de intervir na vida social e na organização do Estado, procurando a melhor aplicação dos sistemas de Direito e contribuindo para a solução de conflitos sociais.

Com temas tradicionais e inovadores, o curso abordou a prática do advogado no Júri Popular, no juízo comum, na Execução Penal, nos Juizados Especiais, nas Turmas Recursais e a atuação da defesa criminal, nos tribunais estaduais e federais, no STJ e STF.

A pós-graduação ainda abordou a prática do advogado criminalista no âmbito administrativo (inquéritos e investigações administrativas), corporativo (compliance criminal), acordos de colaboração premiada e ações de improbidade administrativa, ou seja, em todo tipo de investigação que possa resultar em ação penal ou que permeie a matéria penal.

O curso teve carga horária destinada à metodologia do ensino superior, o que habilita o Bacharel em Direito ao exercício do magistério, especialmente nas disciplinas da área penal. Outro diferencial foi a atenção ao uso das novas tecnologias, à investigação defensiva e a orientação para a pesquisa de dados sobre segurança pública e defesa social.