Em workshop realizado pelo TED, ESA faz homenagem para juízes do Tribunal

A Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) prestou homenagem, na manhã desta sexta-feira (8/10), aos membros do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em cerimônia realizada de forma híbrida. A iniciativa fez parte das atividades do 3º Workshop do TED.

Estiveram presentes o presidente da seccional goiana, Lúcio Flávio de Paiva, o secretário-geral Jacó Coelho, o diretor-geral da ESA, Rafael Lara Martins, o diretor adjunto da ESA, Giovanny Bueno, o presidente do TED, Samuel Balduíno, o desembargador e ex-presidente do TED, Anderson Máximo, além dos homenageados.

“Este é um reconhecimento ao esforço do TED em levar à advocacia o conhecimento quanto ao Código de Ética da OAB e as formas de procedimentos lícitos de atuação na advocacia”, disse em discurso Giovanny Bueno, que comandou a homenagem desta sexta-feira.

“É por meio da formação dos próprios juízes e cursos e palestras realizados tanto para a advocacia tanto para alunos de graduação em Direito, que este conhecimento chega para a advocacia”, completou.

Em rápidas palavras, o presidente Lúcio Flávio agradeceu o trabalho individual de cada juiz de Ética e Disciplina. “Eu tenho uma visão da Ordem que veio amadurecendo ao longo dos anos. Ela passa por dois aspectos: a defesa das prerrogativas e o controle ético disciplinar”, explicou.

Por fim, o presidente do TED, Samuel Balduíno, falou sobre a importância da participação da ESA, na cobertura e realização e webnários feitos em todas as subseções do sistema OAB em Goiás. “Cada um de vocês contribuiu e ajudou com a descrição necessária para que pudéssemos atingir a meta que colocamos no início da gestão”, sentenciou.

Na homenagem, de forma híbrida, com juízes presentes no auditório e outros de forma remota, foi concedido um diploma de honra ao mérito de ensino jurídico aos componentes do TED.

Estiveram presentes: Antonio Luiz da Silva Amorim, Athyla Serra da Silva Maia, Carmino Ferreira dos Santos, Cicero Goulart de Assis, Esio Ferreira do Amaral, Euster Pereira Melo, Fabiano Gonçalves Novaes, Fábio Velasco de Azevedo Fayad, Fernando Damasio Moura, Fernando Henrique M. Cremonese, Gabriela Pereira de Melo Teixeira, Garibalde Caetano Amaral, Glaycon de Paula Teixeira, Gleidson Giron Porto, Gustavo Alves de Faria e Helier Prado Silva.

Também estiveram: Jacqueline Souza Borelli, Jairo Menezes do Couto, Jairo Ribeiro de Oliveira, Johnatas José Messias dos Santos, Leandro da Silva Borba, Lorena Cristine Silva Martins, Marcos Aurélio Louzada de Souza, Maristela Rodrigues da Silva, Matheus de Oliveira Costa, Maytê Feliciano Ferreira, Paulo Gustavo Pedreira e Sousa, Rafaella Barbosa Coelho Peixoto, Ricardo Baiocchi Carneiro, Romeu Barbosa Rezende, Samuel Balduino Pires da Silva, Simone Rodrigues de Souza, Thiago Henrique Leles Linhares, Tiago Rosa de Oliveira, Valdely de Sousa Ferreira, Valdir Souza Jorge, Valéria Lúcia Rodrigues Pires, Virmondes Campos Júnior, Willer Carlos Lourenço Oliveira.

Workshop
O ex-presidente do TED do Rio Grande do Norte e ex-presidente do Colégio Nacional de Presidentes do TED, Pablo de Medeiros Pinto, falou sobre os instrumentos de transação nos processos éticos disciplinares.

Na sequência, o ex-presidente do TED em Goiás, Frederico Augusto Auad de Gomes, dissertou a respeito da advocacia deontológica e a atuação prática no sistema OAB.