OAB-GO promove 6º Congresso de Inovação e Gestão Jurídica do Centro-Oeste e destaca impacto da inteligência artificial no ecossistema jurídico

01/10/2025 Sem categoria

   A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Inovação e Gestão Jurídica (CIGJur), realiza nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), em sua seccional, o 6º Congresso de Inovação e Gestão Jurídica do Centro-Oeste (CIGJUR).

Reunindo advogados, estudantes, gestores e especialistas em tecnologia, o encontro trouxe como tema central “O Novo Ecossistema Jurídico: Inovação, Gestão Estratégica e Inteligência Artificial”, fomentando debates sobre transformação digital, empreendedorismo jurídico e inovação no Direito.

O congresso iniciou com a apresentação do Coral Vozes da Advocacia que encantou o público com sua interpretação harmoniosa do Hino Nacional e consolidou o evento como um dos maiores espaços de discussão da região sobre práticas inovadoras de gestão e o impacto das novas tecnologias no exercício da advocacia, com foco especial nas ferramentas de inteligência artificial.

Abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, que enfatizou que as inovações são instrumentos essenciais para o fortalecimento profissional.

“O Direito não pode mais ser visto apenas sob a ótica tradicional: é preciso dialogar com a inteligência artificial, com os novos modelos de negócio e com as inovações que o mercado exige. A presença de todos neste auditório lotado confirma que a advocacia de Goiás, do Centro-Oeste, coração do Brasil, está preparada para esse avanço. Desejo que cada um aproveite o conteúdo debatido e o aplique em sua rotina, colhendo frutos desse encontro. A OAB-GO segue parceira em todos os processos de desenvolvimento da advocacia.”

A secretária-geral adjunta da OAB-GO, Thaís Sena, complementou destacando o papel da inovação no fortalecimento institucional.

“A OAB-GO tem o compromisso de caminhar lado a lado com os avanços tecnológicos, sem perder de vista a ética e o compromisso com a cidadania. É por meio de eventos como este que conseguimos preparar os profissionais para os desafios contemporâneos. Não basta apenas dominar o Direito; é preciso aprender a gerir, empreender e inovar. Este congresso oferece ferramentas práticas para que a advocacia goiana possa se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.”

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso Júnior, destacou a importância do suporte institucional.

“Reafirmo a missão da Casag de ser suporte e apoio para a OAB-GO, para as diretoras, para a Escola Superior de Advocacia e também para as comissões. Tenho certeza de que este congresso será um sucesso e reforço que todos podem contar com a Caixa de Assistência dos Advogados para promover eventos como este, que fortalecem conexões e proporcionam muito aprendizado.”

A vice-presidente da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA), Margareth Freitas, reforçou a importância da visão de futuro.

“Vivemos um momento de transformação, e a gestão faz parte disso, ajudando-nos a estruturar escritórios, cuidar das pessoas, dos processos e das finanças. A inovação, por sua vez, nos desafia a entregar valor de forma diferente, incorporando tecnologia e, agora, a inteligência artificial como aliada estratégica. Quando unimos esses dois pilares, deixamos de ser apenas solucionadores de conflitos para nos tornarmos construtores do futuro.”

A presidente da CIGJur, Mariana Pádua, reforçou o papel da Comissão como espaço de transformação.

“Hoje nos reunimos para discutir um tema que transcende as fronteiras da advocacia tradicional: os novos ecossistemas jurídicos. Como advogados, nossa missão vai além de promover a justiça e garantir o devido processo legal. Temos a responsabilidade de expandir nossa consciência e abraçar as mudanças que o mundo nos impõe. Este congresso foi elaborado para ser um verdadeiro sistema de transformação, pois cada um de vocês está aqui em busca de uma nova realidade.”

Por fim, a conselheira da OABPrev, Silvienn Pires, ressaltou a importância estratégica da advocacia diante da realização do evento.

“ Acompanhei desde o início o trabalho e cada detalhe preparado, resultado não só da dedicação da presidente, mas também de todas as mulheres envolvidas na organização.”

A mesa de abertura foi composta ainda pela secretária-geral da Casag, Chrissia Bandim; a conselheira seccional e coordenadora-geral de Eventos da OAB-GO, Tatiana Givisiez  e pelo presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-GO, Homero Neto.

Palestras

A primeira palestra da noite, ministrada pela publicitária Sussy Côrtes, trouxe o tema “Desaprenda”. Especialista em criatividade, inovação e storytelling, a palestrante apresentou reflexões sobre a necessidade de romper padrões, abandonar práticas ultrapassadas e adotar uma postura inovadora diante dos desafios da vida profissional. Segundo Sussy, desaprender é um passo essencial para sair do piloto automático e criar novos resultados.

Na sequência, o painel “O Futuro da Advocacia Já Começou” reuniu o cofundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG, Celso Camilo, e o presidente da Comissão de Direito Digital da OAB-GO, Rafael Maciel, sob mediação da presidente da Comissão de Inovação e Gestão Jurídica da OAB-GO, Mariana Pádua. O debate tratou dos impactos imediatos da inteligência artificial na rotina dos escritórios, da necessidade de adaptação da jovem advocacia e das oportunidades que a tecnologia pode gerar para quem souber utilizá-la de forma estratégica.

Encerrando a programação do primeiro dia, o empreendedor e mentor Dennis Nakamura conduziu a palestra “Empreendedorismo Fora da Caixa”. Comendador pelo Estado de São Paulo, TEDx Speaker e especialista em economia digital, Nakamura compartilhou sua experiência como cofundador, mentor e sócio de diversas healthtechs, foodtechs, fintechs e outras empresas inovadoras, além de sua trajetória como ex-sócio do iFood. Ele ressaltou a importância de desenvolver uma mentalidade empreendedora que combine inovação, resiliência e propósito.

Presenças

Estiveram presentes: o diretor da OAB-DF, Eric Gustavo; as conselheiras seccionais, Andressa Rodrigues e Milena Suze, além dos demais presidentes de comissões e subseções, conselheiros federais e seccionais.

Confira como será a programação do 2º dia:

  • 08h | Welcome Coffee & Stands Interativos (Control Jus, Galgar, Legal Insights, Corejur, OABPrev, Tropical Urbanismo, King Cafés Especiais, Viroma Tecnologia, Íon Tecnologia, Crisp.ia, LDR Seguros e outros)
  • 09h

– Tema: Inteligência artificial – impactos e mudanças nos escritórios de advocacia

– Palestrante:

> MAURO MARTINS – Head de Inovação Jurídica do escritório Opice Blum Advogados, sócio da Lawhaus – Tecnologia e Inovação Jurídica e fundador da Escola Brasileira de Legal Design

  • 09h30

– Tema: Incubadora Para Novos Escritórios

– Palestrante:

> VERA LUCIA RIBEIRO – analista e gestora de projetos do Sebrae Goiás

– Mediador:

> MATHEUS SCOPONNI – Presidente da Comissão Especial da Incubadora de Novos Escritórios e Escola de Negócios

  • 09h40

– Tema: Tabu da advocacia – como fazer marketing com ética

– Palestrantes:

> THAIS INACIA

> CHRÍSSIA PEREIRA

– Mediadora:

> KAROLINE FLEURY – vice-presidente da CAJ

  • 10h10

– Oficina Prática: Como construir uma agente de IA dentro do ChatGPT

– Palestrante:

> DIOGO CRISPIM – Crisp.ia

  • 10h30

– Tema: Inteligência artificial e Legal Ops – como criar resultados de alta performance em todos setores do escritório

– Palestrante:

> VITORIA VALENTE

> PAULO SILVA – software Elaw

– Mediadora:

> ANDRESSA RODRIGUES – Secretaria Geral da Comissão de Inovação e Gestão Jurídica da OAB/GO

  • 11h00

– Tema: O Novos Ecossistemas Jurídico: Inovação, Gestão e IA

– Palestrantes:

> MARCELA CAMPOS – Presidente nacional da OAB da Comissão de Controladoria Jurídica e Legal Ops

> ERIC GUSTAVO – Diretor OAB/DF

– Mediadora: Marília Goulart

  • 12h – 14h | Almoço + Stands Interativos
  • 14h

– Tema: “Legaltech em Ação: Soluções para a Advocacia do Futuro”

– Palestrantes:

> WYNDSON OLIVEIRA – Wynd Soluções, AutomateBots

> SAULO CARDOSO – Corejur

> ALLANA VALSECHI – Legal Insights

– Mediadora: ELOISA AURELIA, Vice Presidente do Interior da Comissão de Inovação e Gestão Jurídica da OAB/GO

  • 14h40

– Tema: Gestão Comercial e Estratégica para Escritórios de Advocacia: Como Estruturar Equipes e Fechar Mais Contratos”

– Palestrantes:

> CRISTIANO PINTO – da metodologia “advogado 10x”

> MAYTÊ FELICIANO

– Mediadora:

> MARIANA PÁDUA – Presidente da Comissão de Inovação e Gestão Jurídica da OAB/GO

  • 15h40

– Tema: “Goiás a frente no cenário nacional em Inovação

– Palestrantes:

> HUB CERRADO, representado pelo Uaitã Pires

> HUB GOIÁS, representado pela Liliane Barberino

> CEIA, representado pelo Heinz Felipe Rahmig

– Mediadora:

> RAYFF MACHADO – Vice Presidente da Comissão de Inovação e Gestão Jurídica da OAB/GO

  • 16h10 | Coffee Break & Stands Interativos (Control Jus, Galgar, Legal Insights, Corejur, OABPrev, Tropical Urbanismo, King Cafés Especiais, Viroma Tecnologia, Íon Tecnologia, Crisp.ia, LDR Seguros e outros)
  • 16h40

– Oficina prática: 6 recursos no capcut que todo advogado precisa saber

– Palestrantes

> JEAN GONÇALVES

> MICHELY BORGES

  • 17h10

– Tema: “Oportunidades e Posicionamento na Era Digital”

– Palestrantes:

> BIANCA FREITAS

> GUSTAVO ESCOBAR – presidente da Comissão de Marketing da OAB/GO

– Mediadora:

> VICTORIA GARCIA – Vice Presidente jovem da Comissão de Inovação e Gestão Jurídica da OAB/GO

  • 18h

– Happy hour.