A Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), realizou, nesta quinta-feira (28), o 1º Seminário da Jovem Advocacia: Desvendando Capcut, que teve como foco apresentar conceitos básicos sobre produção de conteúdo e oferecer uma oficina prática de criação digital. O evento integra a programação especial do Mês da Advocacia e aconteceu no auditório da ESA-GO, em Goiânia. A iniciativa contou com a realização conjunta também da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ-GO) e Comissão Especial de Marketing Digital.
Com o objetivo de fortalecer a atuação profissional da jovem advocacia, o seminário buscou fornecer ferramentas práticas para o uso de recursos digitais na comunicação, ampliando a visibilidade da advocacia e contribuindo para a atualização constante da advocacia goiana.
Durante a abertura, o diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa Victor, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela Escola:
“Nas últimas sessões, realizamos 40 cursos online e, somente em um mês, certificamos 4.500 jovens. Imaginem o que isso representa em termos de tempo, esforço e dedicação. É um trabalho imenso, mas extremamente gratificante. (…) E digo uma coisa a vocês: não tem mágica. Direito se aprende estudando, de verdade. E é exatamente isso que a ESA tem feito: oferecer formação séria, consistente e de qualidade. Essa é a marca da nossa Escola.”
A diretora adjunta da ESA-GO, Thainá Curado, ressaltou a importância da educação continuada:
“Eu costumo dizer que o Direito de verdade começa quando o curso de graduação termina. (…) Não há nada melhor para seguir sendo um verdadeiro profissional do Direito do que continuar estudando. Por isso, é emblemático e perfeito que a Comissão da Advocacia Jovem tenha se unido à ESA para encerrar o mês de agosto com chave de ouro.”
A Conselheira Seccional da OAB-GO, Andressa Rodrigues também reforçou a relevância da ESA para todo o Estado:
“Eu estive percorrendo Goiás neste mês e é incrível ver nos olhos dos advogados a felicidade em serem bem recebidos. Sei que a ESA dá esse suporte não apenas para nós aqui, mas também para todos os colegas nas subseções, sempre acolhendo com muito carinho.”
Já o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Homero Neto, destacou o compromisso contínuo da Escola:
“Finalizo dizendo que é uma alegria estar aqui junto com a ESA, em nome da CAJ, encerrando o Mês da Advocacia. Mas é importante destacar: estamos encerrando o mês de agosto, não as capacitações da ESA, que continuam. (…) Agosto é o mês mais desafiador, porque é o mês em que a advocacia é atendida de forma ainda mais intensa. E isso nos enche de orgulho.”
Palestras
A programação foi aberta com a palestra “Conceitos básicos sobre a produção de conteúdo”, ministrada por Michely Gomes, advogada previdenciarista há 18 anos, especialista em Direito e Processo Previdenciário, secretária-geral da Comissão de Marketing Digital da OAB-GO, além de mentora, professora e palestrante.
Em sua fala, Michely destacou a importância do uso consciente das redes sociais para a advocacia, explicando como o conteúdo digital pode fortalecer a imagem profissional, ampliar a visibilidade dos escritórios e atrair potenciais clientes de forma ética. A palestrante apresentou exemplos práticos de estratégias que podem ser adotadas no dia a dia da advocacia e alertou para os cuidados necessários.
Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de colocar o aprendizado em prática durante a Oficina de Criação Digital, conduzida por dois especialistas em marketing digital:
O palestrante, Gustavo Escobar, gestor e produtor de conteúdo no Escritório Escobar Advogados, com 19 anos de experiência no Direito Previdenciário, demonstrou como utilizar ferramentas de edição de vídeo para transformar informações jurídicas em conteúdos acessíveis e atrativos para as redes sociais.
Posteriormente, o palestrante Jean Gonçalves, vice-presidente Jovem da Comissão de Marketing Digital da OAB-GO, cursando MBA em Marketing pela USP/ESALQ e gestor de marketing no Escritório João Domingos Advogados, apresentou técnicas de roteirização e criação de identidade visual para publicações digitais, além de orientações sobre como manter consistência na comunicação online.
A oficina teve caráter interativo: os participantes acompanharam, em tempo real, a produção de materiais no aplicativo CapCut, desde a gravação até a edição final, saindo do seminário com dicas práticas para aplicar imediatamente em suas rotinas profissionais.
Presenças
O evento também contou com a presença da secretária-geral adjunta da OAB-GO, Samara Ferreira; do secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Caio Jayme; a vice-presidente Karoline Fleury; além de presidentes de comissões temáticas da OAB-GO.