A Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), iniciou, nesta quinta-feira (14), o 1º Seminário ESA de Direito Previdenciário, reunindo profissionais de referência para discutir os principais desafios e inovações da advocacia previdenciária. O evento, realizado no auditório da ESA-GO, integra a programação especial do Mês da Advocacia e conta com mais um dia de atividade (15 de agosto) voltado à capacitação e à valorização da advocacia goiana.
A mesa de abertura, foi conduzida pelo diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa Victor, que deu as boas-vindas ao público e ressaltou a importância do evento no contexto do Mês da Advocacia:
“Este seminário traduz a missão da ESA: oferecer formação aplicada, que impacta o dia a dia do profissional. São debates estratégicos, para quem busca entregar resultados concretos aos clientes e fortalecer a profissão. Em breve, ainda teremos uma pós-graduação voltada para a advocacia previdenciária”, afirmou.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso Júnior, pontuou o apoio da instituição:
“Temos também a oportunidade de aprender e de reafirmar nossa missão: dar suporte ao advogado e à advogada. Essa é a nossa conquista diária, ajudar cada colega em sua missão e no exercício do seu ofício. Quero parabenizar vocês que escolheram atuar nessa área. Afinal, a vida do ser humano é feita de plantar, esperar e colher. E, muitas vezes, quando o cidadão está prestes a colher, encontra dificuldades, e é aí que vocês entram, para servir e defender a população com dedicação e competência”, ressaltou.
A vice-presidente executiva Margareth de Freitas Silva explicou que o trabalho realizado é em prol do bem-estar.
“Vejo que todos os presentes aqui são fortes, comprometidos e prontos para contribuir em qualquer tema. É essa disposição que faz nossas conversas e ações avançarem”, declarou.
A presidente da Comissão de Direito Previdenciário (CDPrev) da OAB-GO, Marly Marçal, reforçou o compromisso da comissão com o fortalecimento da prática previdenciária no Estado.
“Quero que vocês saibam que todo este evento foi planejado e realizado com um único propósito: promover o crescimento e o fortalecimento da advocacia previdenciária.”
O procurador federal da PGF-AGU e procurador-chefe da Procuradoria Federal no Estado de Goiás, Francisco Antônio Nunes agradeceu aos organizadores do evento e explicou sobre as novas tecnologias para a advocacia.
“No mês passado, junto com a equipe de tecnologia, implementei um executor de julgamentos. Isso vai facilitar muito o nosso trabalho, tornando nossas ferramentas mais eficientes e otimizando nossos processos”, aclarou.
Palestras
O juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, subseção de Rio Verde, Eduardo de Assis abriu o ciclo de palestras abordando o tema: “Implantação das instruções concentradas”, explicando como a unificação e sistematização das orientações processuais podem tornar o fluxo de trabalho mais eficiente, reduzindo falhas e prazos. Ele compartilhou experiências de sucesso e orientou sobre como os advogados podem implementar essas práticas.
O gerente executivo da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) em Goiânia, Wirley Castro trouxe a palestra “Instalação do Balcão Virtual”, demonstrando como a ferramenta se tornou essencial no atendimento remoto, permitindo mais agilidade e acessibilidade. O palestrante enfatizou que a advocacia precisa estar preparada para utilizar o recurso de forma otimizada, garantindo um serviço eficiente e seguro.
Encerrando a noite, o gerente executivo do INSS de Goiânia, Gescélio Soares discutiu “Biometria obrigatória – o que fazer no atendimento ao cliente?”. Ele alertou sobre as novas exigências, os cuidados com a coleta e armazenamento dos dados e as implicações jurídicas do uso da biometria. A palestra incluiu orientações práticas para que os advogados estejam preparados para orientar e proteger seus clientes nesse processo.
Presenças
Estiveram presentes na mesa de abertura, os palestrantes do evento e ainda pela diretoria da ESA-GO: a diretora-adjunta, Mariana Dias.
Confira programação do segundo dia (15 de agosto):
08h30 – Credenciamento
9h – MARLY MARÇAL: A petição do Benefício por incapacidade perfeita de acordo com a Lei 14.331/22
09h30 – MARCUS VINICIUS: Atendimento inicial e retenção de clientes: Como transformar atendimentos e novos contratos.
10h – RAYANNE SALLES: Benefícios por incapacidade – como instruir o processo
10h30 – GÉSSICA CRUVINEL: Desvendando o PPP
11h – KAITO CARNEIRO: Ética e Prerrogativas – As Grandes Armas na Defesa do Advogado.
11h30 – MARIANA DIAS: Aposentadoria do PCD
12h – Pausa para Almoço
13h10 – MARESSA e MICHELLY: produção de conteúdo e utilização ética na captação de clientes
13h50 – RAIANNE RAMOS: instrução concentrada nos processos previdenciários
14h30 – MALCON ROBERT: Riscos e Cuidados no pagamento das Contribuições Previdenciárias em atraso
15h10 – JULIANA CUSTÓDIO: Analise Biopsicossocial em BPC/LOAS – Por onde começar
15h50 – LETICIA BATISTA: Uso da IA na advocacia previdenciária
16h30 – ANA PAULA: Sustentação Oral – Da Técnica à Prática na Arte da Persuasão
Encerramento